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PABX AJUDA na documentação e Tira as principais dúvidas antes Implantar a Telefonia na central da Nuvem. Ajuda agora em video.

Crie, Gerencie ou Exclua Usuários Voipmundo – Cada um com seu próprio Login SIP, Ramal e Correio de Voz pessoal
Gerenciar Recursos de Telefonia – Comprar Números, Configurar Autoatendimento, Criar Usuários, etc.
Gerenciar Configurações de Usuário – Tais como regras de Siga-me pessoal, Correio de Voz, visualizar Histórico e Gravação de Chamadas

Além das funcionalidades listadas, o Usuário Administrativo (criado no seu cadastro Voipmundo) tem controle sobre o saldo da conta corporativa e configurações relacionadas a cobrança dos produtos e serviços da sua empresa.

Antes de começar a usar o Voipmundo, recomendamos a visita de um técnico especializado em Redes ou Telefonia VoIP para fazer uma revisão na infraestrutura. Geralmente em apenas 1 ou 2 visitas todo prognóstico de soluções de rede para o bom desempenho da Telefonia IP é apontado e resolvido, melhorando significativamente a qualidade do serviço.

Caso identique qualquer problema durante o Período de Trial, recomendamos consultar os tópicos Principais Dúvidas e Problemas e Soluções.

A Voipmundo não se responsabiliza com problemas por seu uso com dispositivos e/ou em ambientes não homologados.

O seu 1º usuário criado no Voipmundo através do https://voipmundotelecom.com.br/ é sua Conta Administrativa. Com ela, você tem acesso a um menu administrativo no Portal Voipmundo que o permite configurar as funcionalidades PABX ajuda a criar/gerenciar contas de usuários:

Menu Usuários

Usuários – Crie, Gerencie ou Exclua Usuários Voipmundo – Cada um com seu próprio Login SIP, Ramal e Correio de Voz pessoal

Menu PBX

Autoatendimento – Regras de Autoatendimento (URA) com Menus Configuráveis do seu Número Fixo com Opções para discar Ramais, Departamentos, Espera ou Siga-me Externo;

Planos de Discagem – Escolha a Rota/Caminho dos Números Fixos contratados pela sua Empresa – Configure o atendimento de cada número para um Ramal, Úsuário, Departamento ou Autoatendimento;

Departamentos – Configure grupos de usuários para atender chamadas de um departamento específico;

Estacionamento de Chamada – Configure quanto tempo seus clientes irão esperar enquanto aguardam seu atendimento;

Saudações – Crie áudios personalizados da sua empresa. Exemplo: “Digite 1 para Comercial, 2 Financeiro. 3 Suporte…”

Siga-me – Configure os Números Voipmundo para encaminharem as chamadas no seu Fixo Comercial atual.

Monitor de Chamadas – Acompanhe em tempo real o status de cada chamada realizada por seus colaboradores.

Menu Serviços

Serviços – Contrate Franquia de Minutos adicionais, altere seu Plano Voipmundo ou contrate Produtos, tais como API, Click2Call e outros.

Menu Financeiro

Faturas – Acesso a criação, edição e exclusão de usuários, ramais de usuários e detalhes de cada sub-conta;

Pagamentos Anteriores – Histórico de todos os pagamentos realizados pela sua empresa na nossa plataforma;

Pagamentos Recorrentes – Visualize serviços ativos e pagamentos recorrentes e tenha previsibilidade financeira sobre seus gastos mensais.

Conversas Recentes

Chamadas – Chamadas, faturas, pagamentos anteriores e pagamentos recorrentes;

Conversas – Visualize conversas, chamadas, correio de voz e todos os históricos da sua plataforma.

Correio de Voz – Ouça todos os recados deixados no se ramal e ative os avisos de Correio de Voz via E-mail;

Gravação de Chamadas – Grave todas as chamadas recebidas e realizadas para qualquer número externo, seja fixo ou celular;

Com a Voipmundo, você pode falar de graça com seus colaboradores, realizar videochamadas, compartilhar arquivos, fotos, localização, criar grupos e realizar conferências. Tudo 100% gratuito. No Portal Voipmundo será possível convidar os colaboradores da sua empresa criando usuários e seus respectivos ramais. Nossa plataforma enviará um convite para o e-mail de cada um.

Suporte

Se tiver qualquer dúvida, mande um e-mail para suporte@voipmundo.com.br ou ligue para (11) 3090-0454, selecione a opção 4 que te ajudaremos a configurar sua conta.

Esperamos que aproveite a inteligência de telefonia que faltava na sua empresa. Exato, faltava!

Agora não falta mais. 😉

Você também pode nos enviar uma mensagem nas nossas redes sociais: Facebook e Twitter

Autor: VoipmundoTelecom
Contato: contato@voipmundo.com.br | Twitter | Facebook
Criado em: 14/11/2017
Última atualização em: 14/11/2017

Mais uma vez, agradecemos por escolher o Voipmundo.

Fazemos as coisas com muito  por aqui.
Esperamos que você tenha a melhor experiência em Telefonia da sua vida conosco.

Aproveite!

VoipMundo Telecom..

Principais Dúvidas antes Implantar a Telefonia na Nuvem

O processo de implantação do Voipmundo depende da topologia de rede e da infraestrutura da empresa que contratará o serviço, bem como recursos e funcionalidades do Voipmundo que o cliente fará uso.

Em geral, é necessário considerar os seguintes fatores na implantação:

  • Dispositivos Utilizados – Voipmundo Apps, Telefones IPs, Headsets, Switchs, Roteadores, Etc.
  • Link de Internet – Banda Larga e/ou Link Dedicado disponível
  • Velocidade de Internet – Testes de Velocidade [Download, Upload, Ping, Jitter]
  • Configuração de QoS – Realizada em Modens e Roteadores na rede interna.
  • Redundância de Link – Redundância e failover local de internet (2º Link, Roteador Wi-Fi 4G, etc.)
  • Integração com o PABX atual – Se sua empresa desejará integrar seu equipamento PBX existente
  • Switchs e Modens – Equipamentos homologados garantem uma melhor estabilidade do serviço
  • Firewall e Antivírus – Análise de bloqueio de Firewall e Antivírus sobretudo para clientes que façam uso do Voipmundo Windows/WebRTC

Recomendação Inicial | Dispositivos Homologados

A melhor maneira de aprimorar a experiência é usar o Voipmundo com hardware dedicado: Telefones IPs Grandstream, Escene, Yealink, Panasonic ou Headsets Felitron/Plantronic. Confira as recomendações abaixo:

  • No Computador – Aplicativo Voipmundo + Headset USB Felitron ou Plantronic VoIP [com anulação de eco e ruído]
  • No Smartphone – via Wi-Fi, recomendamos o uso com roteadores empresariais, como TP-Link Archer ou modelos Cisco. Priorize o uso em frequências de 5 Ghz que sofrem menos interferências e quedas do que frequências 2.4 Ghz.
  • No Telefone IP – Recomendamos dispositivos Grandstream, Escene, Yealink, Polycom e Panasonic.

Banda Larga e Link Dedicado

À medida que as empresas atualizam sua infraestrutura de serviços de voz de Telefonia Analógica (PSTN) substituindo-a por Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), surge o desafio de alocar a quantidade certa de largura de banda para o serviço de Telefonia na Nuvem.

Em geral haverá três questões principais a serem consideradas:

  • Qual é a velocidade real de upload e download de dados que seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) fornece?
  • Quais outros serviços e aplicativos na rede consomem uma parte dessa largura de banda disponível?
  • Existem configurações de Qualidade de Serviço (QoS) que você pode ajustar para otimizar sua rede para VoIP?

Link de Internet mínimo x Recomendado para o serviço Voipmundo

A largura de banda necessária para que nossa Plataforma de Telefonia na Nuvem funcione depende do número de chamadas simultâneas que sua empresa fará. A tabela abaixo mostra a banda mínima necessária para fazer chamadas de uma ou mais contas Voipmundo, bem como as velocidades recomendadas para um desempenho ideal:

*Observação: os valores acima consideram que sua empresa estará utilizando a banda de internet disponível para outras funções além do Voipmundo, tais como navegação na web, envio e recebimento de e-mail, transferências de arquivos, serviços de escritório baseados na web, sistemas de ponto de venda, dentre outros.

Como o Voipmundo usa meu Link de Internet disponível?

A resposta é simples e complexa. Os serviços do Voipmundo usam uma grande variedade de codecs para comprimir e descomprimir dados de voz, permitindo-lhes viajar através da Internet de forma eficiente. Dentre os codecs utilizados, destacamos três principais variáveis:

Detalhes do MOS – Métrica de Qualidade de VozUsando o  podemos determinar a qualidade de voz numa rede de Telefonia na Nuvem. A Pontuação Média de Opinião (tradução livre para Mean Opinion Score) avalia uma média de respostas de ouvintes que julgam sua percepção em relação a qualidade de uma amostra de voz, distinguindo os codecs e suas respectivas qualidades e definindo as variáveis de uma escala de 1 a 5, conforme abaixo:

Quanto mais próximo de 5, melhor qualidade de voz da rede de telefonia. No caso dos codecs usados pelo Voipmundo, sua qualidade é sempre equivalente/superior às redes de telefonia analógicas em todos os casos em redes de internet com a velocidade mínima recomendada.

Calculando a Largura de Banda

Se você possui um Link Dedicado Full-Duplex, sua internet não sofrerá variações. Simplesmente multiplique o número de chamadas simultâneas esperadas por 100 Kbps para chegar ao valor de banda necessário da sua rede.

No caso de um serviço de Banda Larga 3G, 4G ou via Cabo/Fibra, uma boa solução seria adicionar uma margem de segurança para que você possa sustentar a largura de banda necessária para suportar sua demanda de chamadas de voz nos momentos em que sua internet sofre variação, sobretudo em relação ao valor de upload internet (geralmente o valor de upload é menor do que o valor de download numa internet banda larga).

Por exemplo, para 10 chamadas simultâneas precisaríamos de pelo menos 1 Mbps (10 x 100 Kbps). Considerando a demanda real de uso e a variação da velocidade, este valor ficará entre 5 a 10 Mbps tanto de download quanto de upload. Dependendo dos outros serviços e aplicativos que utilizam sua conexão com a Internet e dos recursos do seu roteador, 3 a 5 Mbps podem ser suficientes, mas talvez seja necessário aumentar sua internet. Isso deve ser avaliado caso a caso, visto que em cada empresa há uma demanda diferente.

Exemplo de Teste de Velocidade de Internet:

No caso deste teste de internet realizado no www.speedtest.net, mesmo com uma velocidade total de download de quase 10 Mpbs, nosso serviço seria capaz de suportar apenas 5 chamadas simultâneas devido a limitação de upload de 0.50 Mpbs (ou equivalente a 500 Kbps, sendo 100 Kbps para cada chamada simultânea).

Otimização da Qualidade de Serviço (QoS)

Os usuários que fazem e recebem chamadas via Voipmundo não devem perceber a tecnologia subjacente: da perspectiva do usuário, uma chamada entre a infraestrutura do Voipmundo e a Rede de Telefonia Analógica/PSTN deve parecer apenas um telefonema normal. Chamadas de Voz de alta qualidade são o padrão atual dos serviços de Telefonia IP, mas em alguns casos pode ser necessário um esforço adicional na topologia de rede para alcançar os padrões ideais de qualidade.

Além disso, a maioria dos roteadores tem capacidade de priorizar os serviços de voz para que o impacto de outras aplicações não degrade a qualidade de voz nas chamadas do Voipmundo. Para evitar problemas de áudio causados por voz e dados concorrentes (aplicações e serviços que usem a internet da empresa), verifique se as configurações de Qualidade de Serviço (QoS)/Controle de Banda do seu roteador de rede estão definidas para priorizar a transmissão de pacotes de voz para sua conexão WAN, conforme o exemplo abaixo:

Detalhes de Configuração:

Protocolo TCP/UDP Portas: 5060-5062 Prioridade: Alta/Primária Cálculo – 100 Kbps x 5 (Configuração para 5 Chamadas Simultâneas)

Observação: a Classe de IP pode ser encontrada nas configurações de DHCP da sua rede LAN, conforme exemplo abaixo. Caso tenha dificuldades, consulte o gestor de TI da sua empresa e/ou busque por algum vídeo-tutorial usando os termos “Controle de Banda – Roteador TP-Link” (e/ou marca do seu roteador) ou “Configuração de QoS – Roteador TP-Link” (e/ou marca do seu roteador) para encontrar exemplos simples e didáticos sobre como priorizar voz sobre dados na sua rede WLAN.

Estimando o Uso e o Tráfego de Voz

No tópico Calculando a Largura de Banda auxiliamos a definir a quantidade de chamadas simultâneas suportadas em cada rede. Porém este fator não determina o número total de ramais da sua companhia, que pode ser maior de acordo com o comportamento de uso e a quantidade dos usuários da sua empresa.

Planejamento por Consumo de Voz

No Voipmundo criamos um Planejamento por Consumo de Voz usando uma métrica para estimar a proporção do tráfego de voz da empresa x quantidade de ramais/usuários em cada local e o número de simultâneas necessárias para dar suporte a esse tráfego considerando as chamadas para a rede pública de telefonia (PSTN):

Observação: chamadas entre ramais usando a Rede Local/LAN não consomem banda de internet e não influenciam no tráfego por chamada simultânea enquanto as chamadas entre matriz e filiais remotas (fora da rede LAN e que usarão a rede WLAN para completar as chamadas) serão consideradas para determinar a proporção total de chamadas por usuário/hora.

A quantidade de chamadas por usuário/hora num link de 1 Mpbs é calculada para determinar a capacidade do número total de ramais/usuários do serviço Voipmundo na rede disponível.

Por exemplo, uma organização com 10.000 usuários/ramais à médio tráfego exigirá um link de 100 Mpbs Full-Duplex para suportar o equivalente a 1000 chamadas simultâneas usando um codec de consumo médio.

Ou caso as suas comunicações empresariais utilizem um codec de consumo baixo como o g.729, uma rede de 100 Mpbs num cenário de tráfego alto terá capacidade total de suportar mais de 2.000 chamadas simultâneas com até 5.000 ramais/usuários sem quaisquer perdas de qualidade.

Para ambos os cenários, a fim de oferecer redundância de rede minimizando o risco de indisponibilidade dos recursos de Telefonia IP recomendamos que a rede de 100 Mpbs seja distribuída entre 2 ou mais Links de Internet.

Convidando Novos Usuários ao PABX

Logo após criar sua conta administrativa e receber um e-mail de confirmação, você receberá um link para acessar o Voipmundo Portal. Após acessar com o Login e Senha fornecidos na criação da sua conta, você será direcionado para a página Intro.

Convide todos os colaboradores que farão uso do Voipmundo na sua empresa, escolhendo um login com regras definidas por nome_sobrenome. Respeite os campos obrigatórios. Caso alguma informação ficar pendente, confirme apenas a criação das contas que souber informar todas credenciais. Você poderá dar continuidade a criação de contas posteriormente. Caso não saiba estas informações, clique em pular etapa.

Ao optar por criar contas, clique em adicionar outro usuário. Você também pode optar por adicionar múltiplos usuários separando-os por vírgula. Cada conta criada receberá uma senha aleatória que será enviada por e-mail e poderá ser acessada pelo próprio Portal Administrativo.

Menu Usuários

Aqui você pode criar ou administrar os usuários criados na página Intro.

Formato de Discagem usando o Voipmundo ou Aplicativos Externos

Formato de Discagem usando o Voipmundo ou um Dispositivo SIP Externo (Softphones, ATAs, Telefones IP, etc.) é diferente do que você está acostumado com a operadora Traducional Fixa ou Móvel. Para usar o Voipmundo será necessário 0 + DDD + Número,  em chamadas locais, apos configurado podera ligar so o Número. Isso ocorre porque o Voipmundo é uma Plataforma de Telefona na Nuvem, ou seja, você não tem uma área local vinculada ao seu serviço como ocorre com seu Telefone Fixo tradicional.

Na prática, isso significa que com o Voipmundo sua empresa pode habilitar um número do DDD 11 (São Paulo) onde você estiver, ou seja, mesmo no Rio de Janeiro, Salvador ou até mesmo nos Estados Unidos será possível atender seu número do DDD 11 sem pagar nada mais por isso, recebendo as chamadas do seu novo número sem custo através da internet até mesmo em outro DDD ou País.

Para usufruir da vantagem de atender seu Telefone Fixo Voipmundo de onde estiver, será preciso apenas se adaptar ao nosso Padrão de Discagem enquanto, conforme exemplo abaixo:

  • Importante: Caso esteja tentando discar a partir da agenda do seu smartphone e suas chamadas falhem, certifique-se de ter seus contatos salvos no formato Código do País + DDD + Número. Use algum aplicativo para editar seus contatos da agenda para o formato Voipmundo ou edite-os antes de realizar chamadas usando o App Android ou iOS para que suas chamadas completem sem erros.

Aplicativos Voipmundo e Dispositivos SIP

Cada subconta criada com Voipmundo corresponde a um usuário/ramal da nossa plataforma. Esta conta pode ser usada para receber chamadas do seu ramal, de um número externo ou usada para realizar chamadas para Números Fixos e Móveis do Brasil e do Mundo!

Para baixar, clique no link do respectivo Softphone indicado:

Voipmundo AppsSoftphones
AndroidEm breveZoiper / GSWave
iOSEm breve*Acrobit / Zoiper
Windows PCDiscador Voipmundox-Lite / Zoiper
Mac OS XEm brevex-Lite / Zoiper
Windows PhoneNão SuportadoZoiper / Zoiper / GSWave
Blackberry OSNão SuportadoeSky
Web App (Chrome e Firefox)SuportadoNão SUportado

Pode acessar o gerador QR-Code na pagina de suporte, https://voipmundotelecom.com.br/suporte-voipmundo

No ASTERISK Console

É considerado uma central telefônica híbrida por implementar tanto as funções de uma central telefônica tradicional quanto os protocolos Voip Possui todos os recursos das centrais convencionais como URAs, correio de voz, conferência, distribuição automática de chamadas, entre outros.

Linha de registro: Tipicamente, na configuração do Asterisk ( arquivo sip.conf ou arquivo sip.additional.conf) existe uma linha que possibilita que a plataforma Asterisk do cliente se registre no proxy SIP:

register=:@sip09.voipmundo.com.br/

Exemplo comum:

Register=login:senha@Porxy/ramal

É necessário que o ramal que receba a chamada (após o “5060/” na linha de registro) tenha o mesmo nome que o login:

Exemplo CORRETO:

Register=login:senha @Proxy/login

Configurações do peer no Asterisk: No arquivo sip.conf ou sip_additional.conf, deve existir um peer com a configuração abaixo:

#sip.conf

[general]

bindaddr=0.0.0.0

udp=5060

dtmfmode=rfc2833

context=default

language=pt_BR

nat=yes

disallow=all

allow=g729 s

rvlookup=yes ;habilitar DNS

allowguest=no

Useragent= ´NOME DA EMPRESA

Register=LOGIN:SENHA@PROXY/LOGIN [SEU LOGIN]

type=friend

fromdomain=PROXY

host=PROXY

defaultuser=SEU LOGIN

secret=SUA SENHA

fromuser=SEU LOGIN

qualify=yes

disallow=all

allow=g729

allow=ulaw

allow=alaw

allow=slin

allow=ilbc

directmedia=yes

context=default

canreinvite=yes

ISSABEL ou ELASTIX

Neste caso, ambos usam como base a interface FREEPBX, contudo as telas de registro são basicamente as mesmas.

#Issabel / Elastix

#Outgoing Settings

Trunk Name: voipmundo

PEER Details username=LOGIN

type=friend

secret=SENHA

qualify=yes

insecure=very

host=PROXY

fromuser= LOGIN

fromdomain=PROXY

dtmfmode=rfc2833

disallow=all

context=from-trunk

canreinvite=yes

allow=ulaw&alaw&g729

#Registration

Register String LOGIN:SENHA@PROXY/LOGIN

PABX AJUDA Documentação sac pabx